EUA/ELEIÇÕES: VITÓRIA DO CANDIDATO REPUBLICANO DONALD TRUMP

O candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, de acordo com os primeiros resultados provisórios divulgados hoje.
 
No final de uma noite em que Trump começou por ganhar os estados do Indiana e do Kentucky, enquanto a candidata democrata, Hillary Clinton, vencia no Vermont, o estado da Florida (sul) voltou a dominar as atenções com um impasse prolongado entre os dois candidatos.
 
 A Florida acabou por se revelar vermelha (a cor do Partido Republicano), bem como todos os estados do centro dos Estados Unidos, do Texas ao Montana, bem como a Carolina do Norte e do Sul, e a Geórgia.
 
A Pensilvânia, Ohio, Florida e Iowa, tradicionalmente democratas, votaram Trump, cedendo 20, 18, 29 e seis mandatos no colégio eleitoral.
 
Cerca de 200 milhões de norte-americanos recensearam-se para escolher o sucessor de Barack Obama, mas quem vota não elege diretamente o novo residente da Casa Branca.
 
Nas eleições presidenciais, o voto dos norte-americanos vai para um Colégio Eleitoral, constituído por 538 “grandes eleitores” representativos dos 50 estados norte-americanos (e da capital federal Washington que conta com três “grandes eleitores”).
 
 O sucessor de Obama vai tomar posse a 20 de Janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.
 
 Lusa/Fim

Comentar


Código de segurança
Atualizar