JANIRA HOPFFER ALMADA PROPÕE ENCONTROS TRIMESTRAIS COM O PRIMEIRO-MINISTRO, ULISSES CORREIA E SILVA

À saída do encontro com o chefe do Governo, em declarações à imprensa, a Presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) reconheceu ser “importante” que haja um “quadro de diálogo regular com o presidente do MpD (Movimento para a Democracia) e chefe do Governo para que se possa conseguir traçar “entendimentos prévios em matérias estruturantes” e “fundamentais para o futuro do país”.
 
Para o efeito os líderes dos dois maiores partidos cabo-verdianos acordaram manter encontros trimestrais visando construir entendimentos sobre assuntos cuja aprovação no Parlamento exige dois terços, casos da revisão constitucional, regionalização e Código Eleitoral.
 
A política externa de Cabo Verde foi igualmente tema da reunião entre a Líder da Oposição e o chefe do executivo.
 
“Mais uma vez, manifestamos de forma frontal ao senhor primeiro-ministro que a medida de isenção de vistos aos cidadãos da União Europeia e Reino Unido deve ser ponderada e avaliados os seus impactos”, declarou, ajuntando que perguntou a Ulisses Correia e Silva por que razão Cabo Verde não negociou uma eventual possibilidade de isenção de vistos para os cidadãos cabo-verdianos no espaço dos referidos países europeus.
 
Instada a pronunciar-se sobre a resposta que obteve do primeiro-ministro a propósito da facilitação de circulação dos cabo-verdianos no espaço europeu e da negociação do acordo multilateral de céu aberto, disse que Correia e Silva tem uma “perspectiva diferente da do PAICV” e, por isso, entende que “não há condições para se negociar isto conjuntamente”.
 
“Nós entendemos que há condições para se negociar. Poder-se-á não conseguir, mas cabe ao Governo tentar e garantir esta reciprocidade”, assegurou Janira Hopffer Almada.
 
Fonte: Inforpress

Comentar


Código de segurança
Atualizar