PAICV LAMENTA AS CONDIÇÕES DE EVACUAÇÃO DOS DOENTES DA ILHA DO FOGO

O PAICV e, em particular, os Deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral do Fogo, ao tomarem conhecimento da situação de total falta de condições e de organização no transporte e evacuação dos doentes do Hospital Regional Fogo/Brava para a Cidade da Praia, junta a sua voz a todos quantos condenaram (e condenam!), veementemente, esta situação indigna, de responder a situações de evacuação de doentes para o Hospital Central da Praia.
 
Esses doentes  passam por uma situação de aflição, com necessidades particulares de tratamento, e estão a ser vítima do descaso desta nova forma de fazer as coisas por este Governo, num claro retrocesso e com uma absoluta falta de respeito para com as gentes do Fogo, o que configura uma flagrante violação dos princípios constitucionais da dignidade humana.
 
Efetivamente, estamos perante um Governo insensível e sem rosto humano, que não se importa com os doentes "graves" e com necessidades especiais de tratamento e, muito menos, com as suas famílias e as suas dores! Um Governo que submete doentes “graves” a um sistema de transporte e evacuação, em macas e em embarcações, sem condições de dignidade, segurança ou comodidade, como se tem vindo a assistir nestes últimos dias.
 
Com certeza, não era este o compromisso feito pelo Governo do MPD com a população do Fogo!
 
Com certeza, não era esta a felicidade prometida às gentes do Fogo!
 
E, seguramente, não era esta a “solução” prometida pelo atual Governo, pois esta é uma verdadeira “não solução”, que representa um grande retrocesso, numa área tão sensível como a saúde.
 
O sistema de saúde num País arquipelágico, como Cabo Verde, tem de perspetivar mecanismos de evacuação que sejam eficazes, céleres, eficientes e em condições de dignidade. 
 
O País tem de ser capaz de assumir e garantir à população das Ilhas, com carácter de prioridade absoluta, o acesso universal aos cuidados de saúde e o transporte dos doentes, com segurança e dignidade.
 
Por isso, denunciamos estes descasos que têm ocorrido na evacuação de doentes, e estaremos de mãos dadas com os cabo-verdianos, em geral, e com as gentes do Fogo, em especial, para exigir ao Governo de Cabo Verde, que tenha mais respeito, que governe com mais empenho e que realize mais e melhores investimentos no sector da saúde na ilha do Fogo, nomeadamente colocando médicos especialistas no Hospital Regional de Fogo/Brava e disponibilizando equipamentos, de modo a diminuir o número de evacuações para a Cidade da Praia.
 
É entendimento dos Deputados do PAICV, eleitos no Círculo Eleitoral do Fogo, que, não havendo condições de evitar as evacuações, os doentes devem ser transportados em condições de segurança e dignidade. 
 
Neste sentido não poderíamos deixar de questionar o Governo o seguinte:
 
a) Por que razão se têm verificado atrasos na evacuação dos doentes para a Cidade da Praia, colocando em perigo as suas vidas?
 
b) Por que razão se tem optado pelo transporte de doentes em estado "grave" pela via marítima e, ainda por cima, em embarcações sem as mínimas condições para tal? A vida humana não merece respeito?
 
c) Por que razão se está a registar esse retrocesso num sector tão sensível, como é o da saúde, depois de a Ilha do Fogo ter conhecido vários ganhos nos últimos anos, com a criação, por exemplo, da Região Sanitária de Fogo/Brava, com a edificação do Hospital Regional, com os serviços da telemedicina, etc?
 
d) Por que razão, depois de tantas críticas feitas, outrora, pela atual maioria do MPD e depois de mais de 1 ano de Governação, não foi encontrada nenhuma “solução” para essa situação, para garantir a evacuação, em condições de dignidade e segurança, dos doentes entre as Ilhas?

 
e) Por que razão o Governo, antes de liquidar os TACV, não analisou, não ponderou e não definiu, previamente, as respostas convenientes para situações de transporte de doentes entre as ilhas, para, agora e depois dos danos já causados, vir aparecer a pedir serenidade à população?
 
O PAICV está extremamente preocupado pela forma de atuação deste Governo, que (tudo indica) só consegue trabalhar “sobre os joelhos”, e, quase sempre, de forma atabalhoada e com prejuízos para as famílias cabo-verdianas e para o País.
 
Nós, os Deputados Nacionais do PAICV, eleitos pelo Círculo Eleitoral do Fogo, lamentamos profundamente este descaso do Governo do MPD para com as gentes do Fogo e manifestamos toda a nossa solidariedade aos doentes, às suas famílias e à população, em geral!
 
Por tudo isso, reafirmamos a nossa firme determinação em lutar, de forma responsável e incansável, com recurso a todos os meios legítimos, para garantir a reposição da normalidade da situação, bem como para exigir que o Hospital Regional de Fogo/Brava seja dotado de especialistas e de equipamentos que possam, nestes tipos de situação, valer à população do Fogo.
 
Aproveitamos para, igualmente, exortar o Governo a avançar com um Plano Nacional de Evacuações de Doentes Graves para os Hospitais Centrais, enquanto não são criadas, nas Ilhas, todas as condições de tratamento.
 
O PAICV reafirma o seu firme compromisso com Cabo Verde e, neste caso, em particular, com a Ilha do Fogo!
 
Cidade da Praia, aos 7 dias de Junho de 2017
 
Eva Verona Ortet - Membro da Comissão Permanente e da Comissão Política Nacional do PAICV e Deputada Nacional Eleita pelo Círculo Eleitoral do Fogo

Comentar


Código de segurança
Atualizar