RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO: DESEMPREGO E FALTA DE ÁGUA ENTRE OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS PELOS DEPUTADOS DO PAICV

Desemprego, falta de água nos empreendimentos turísticos, insuficiência na iluminação pública e abandono escolar figuram entre as maiores preocupações que afligem a população do município de Ribeira Grande de Santiago, identificadas hoje pelos deputados do PAICV.
 
Em declarações à Inforpress, Julião Varela, deputado do grupo parlamentar do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), disse que a deslocação à Cidade Velha, que decorre hoje e Sábado, enquadra-se nas visitas mensais dos deputados de cada círculo eleitoral, neste caso, os de Santiago Sul.
 
Segundo este parlamentar, depois de terem se encontrado com o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e com a direccão do Liceu de Salineiro, e visitado alguns empreendimentos turísticos e a comunidade de Salineiro, ficou patente que o concelho enfrenta alguns desafios que precisam ser colmatados.
 
“As principais preocupações encontradas têm a ver com a fala de água, particularmente nos empreendimentos turísticos, onde consideramos que a situação piorou com a entrada em funcionamento da empresa Águas de Santiago, visto que estão com dois meses sem água, o que para um empreendimento turístico é extremamente complicado, ao contrário do que acontecia quando a distribuição desse líquido era feita pela câmara municipal”, indicou.
 
De acordo com Julião Varela, outra inquietação registrada está relacionada com “a questão da iluminação pública, “um pouco por todo o concelho”, para além dos problemas ligados ao desemprego e à falta de recursos financeiros para a implementação do plano de investimentos, colocados pela câmara municipal.
 
Na área da educação, o eleito do PAICV pelo círculo eleitoral de Santiago Sul avançou que lhes foram colocados a questão do abandono escolar e dos transportes dos alunos porque, embora haja um “forte engajamento” por parte da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (FICASE) e da autarquia, ainda os alunos que moram em zonas altas têm “muitas dificuldades” no acesso às aulas, sobretudo da educação física.
 
“São preocupações que iremos colocar ao Governo no sentido de tentar encontrar soluções”, indicou, realçando que sempre que identificam preocupações da população, encaminham as mesmas para as entidades correspondentes, nomeadamente às câmaras municipais e o Executivo, para além das intervenções no Parlamento, mas também fazendo propostas no quadro da preparação para o Orçamento do Estado.
 
Para este Sábado, a equipa dos deputados do PAICV integrada por Julião Varela, Felisberto Vieira, Rui Semedo, Júlio Correia e Paula Moeda, vai estar nas comunidades de João Varela, Santana, Porto Mosquito/Gouveia e São Martinho Grande, para contactos com a população.
 
Fonte: Inforpress

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar