WALTER EVÓRA ALERTA O GOVERNO PARA OS DESAFIOS HABITACIONAIS NA ILHA DA BOAVISTA

Permitam-me, sendo filho da ilha da Boavista e Deputado eleito por este mesmo Círculo, pedir uma atenção especial do Governo da República para com a ilha.
 
Ocorreram importantes transformações na ilha das Dunas nos últimos anos, temos dado um importante contributo para a Economia Nacional, no entanto, os desafios que a ilha enfrenta são enormes.
 
Poderia trazer aqui várias questões relativas à ilha para analisarmos e debatermos mas, hoje, eu gostaria de chamar a vossa atenção para um grande desafio que Boavista tem que é o de aumento exponencial da sua população nos próximos anos.
 
De acordo com os dados do INE atuais e de acordo com as projeções mais modestas, Boavista vai duplicar a sua população até 2030.
 
Para o comum do cidadão este é um dado que pode passar despercebido, mas quem tem responsabilidades Políticas e Governativas sabe quais as consequências desse aumento populacional.
 
Tal desafio poderá ser analisado de vários ângulos, do ponto de vista dos impactos nos serviços de saúde, dos estabelecimentos de ensino, da necessidade de forças de segurança, de produção de água e energia.
 
No entanto, hoje gostaria de vos falar sobre os desafios habitacionais.
 
De acordo com um estudo da empresa PD Consult apresentado numa mesa redonda organizada pelo Governo e pela SDTIBM, considerando os investimentos em curso e os que estão em vias de iniciar, e a necessidade de mão-de-obra, Boavista vai precisar, até 2019, de 1800 novas habitações e até 2030 vai precisar de 4300 novas habitações.
 
Alguns poderão pensar que está aí uma oportunidade de negócio e, se analisarmos ao nível do rendimento dos trabalhadores, poderemos ver a dimensão do desafio.
 
A questão que gostaria de trazer à baila é como é que o Governo que, neste momento, está na posse de cerca de 850 habitações já concluídas ou na fase final de conclusão, pretende resolver esse problema.
 
Independentemente das decisões do governo em relação ao programa “Casa para todos” penso que essas habitações devem ser disponibilizadas para colmatar as necessidades habitacionais da ilha da Boavista.
 
Tenho dito.

Comentar


Código de segurança
Atualizar