PROPOSTA DE ELEVAÇÃO DAS FESTAS TRADICIONAIS E DE ROMARIAS DA ILHA DO FOGO A PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL NACIONAL

A maior festa tradicional de Cabo Verde celebra, este ano, o centenário do seu desenterro (1917-2017). Estamos a falar da Festa da Bandeira de São Filipe!
 
É neste quadro que, na qualidade de Deputado Nacional, eleito pelo Círculo Eleitoral do Fogo, trazemos esta proposta a esta Casa Parlamentar no sentido do Governo, através do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, avançar com a elevação das Festas Tradicionais e de Romarias da Ilha do Fogo a Património Cultural Imaterial Nacional, tendo em conta o quadro que os festejos populares das bandeiras do Fogo ganharam no contexto nacional, e não só.
 
Todos concordamos que as Festas da Bandeira de São Filipe, da Bandeirona de Campanas Baixo e de São João Baptista, entre outras, são um produto cultural e turístico que, devidamente contextualizado, trabalhado e valorizado, poderá se transformar em fontes de atração e alavanca de desenvolvimento da Ilha do Fogo.
 
Uma outra dimensão subjacente a esta proposta tem a ver com a necessidade de catalogação, para salvaguarda e valorização das festas tradicionais das bandeiras na Ilha do Fogo, na linha das medidas de salvaguarda proposta pela UNESCO.
 
Com este trabalho de catalogação, através de um levantamento criterioso das principais manifestações que integram cada um dos festejos, para que constem de um Inventário Nacional Cultural, estaremos a dar um grande passo rumo ao "sonho" de todos nós, Foguenses e não só, de, num futuro próximo, edificarmos uma candidatura à UNESCO deste património cultural imaterial nacional.
 
Queremos, neste particular, apelar aos Deputados, principalmente os eleitos pelo Circulo Eleitoral do Fogo, do Governo e das autoridades nacionais, para juntos defendermos a elevação das Festas Tradicionais e de Romarias da Ilha do Fogo a Património Cultural Imaterial Nacional.
 
Contamos com Todos!
 
Pelo Fogo, Sempre!
 
Por Cabo Verde, Sempre!
                                                                                                                                                                                        Assembleia Nacional, 27 Abril de 2017
 
Nuias Silva - Deputado da Nação, eleito pelo Círculo Eleitoral da Ilha do Fogo

Comentar


Código de segurança
Atualizar