MENSAGEM DA PRESIDENTE

PresidenteO Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) é uma força política histórica que tem assumido as principais causas nacionais, desde a independência, à construção e afirmação do Estado de Cabo Verde e à consolidação da democracia. Congrega, nas suas fileiras, mais de 30 mil militantes o que lhe confere o status de maior Organização política cabo-verdiana, com forte pendor ideológico, norteado pelos valores da liberdade, da justiça e da igualdade de oportunidades para todos. 

E, desde sempre, o Grupo Parlamentar do PAICV tem colaborado, de forma ativa, com propostas e soluções para mudanças estruturais na Casa Parlamentar. Os acontecimentos de 1991, onde o Parlamento passou a acolher mais do que um Partido, e os deputados começaram a exercer o seu mandato a tempo inteiro, é um exemplo disso mesmo.

Com a chegada de uma terceira mudança estrutural no processo de Reforma, que consolidará o Parlamento enquanto centro vital do sistema político cabo-verdiano, poderemos vir a contar com um novo modelo de funcionamento, com reuniões plenárias quinzenais. O contributo do PAICV continuará a ser decisivo. 

Vivemos, no entanto, um novo ciclo político, onde o PAICV está na Oposição, papel que desempenhará com o maior sentido construtivo e patriótico. Como tal, o Grupo Parlamentar do Partido de Amílcar Cabral continuará sempre próximo das populações, quer através do figurino de visitas ao Círculo, quer através da promoção de jornadas descentralizadas, bem como do agendamento de iniciativas legislativas importantes, visando facultar aos cidadãos outras possibilidades de participação na vida política e no processo de tomada de decisões.

Em suma, este Portal electrónico (www.gppaicv.cv )  tem como objetivo interagir com todos os cidadãos, de Santo Antão à Brava, bem como os da Diáspora, numa lógica de reforço do papel que o Parlamento, em geral, e os deputados do PAICV, em particular, devem ter na construção de um melhor futuro para Cabo Verde.

Nesse diapasão, este Portal também é seu!

Aqui encontrará, entre outros assuntos, informações úteis sobre a atividade dos Deputados do Partido da Estrela Negra, dossiers versando assuntos importantes da governação do País e artigos de opinião.

Mas, estamos conscientes que o sucesso desta iniciativa dependerá, certamente, da participação activa de cada um de vós, com pedidos de informação, críticas e sugestões no sentido de melhorarmos, cada vez mais, a nossa performance, em prol do contínuo aprofundamento da democracia.

Contamos consigo!