COMISSÃO ESPECIALIZADA DE FINANÇAS E ORÇAMENTO AUDITA INTERVENIENTES NA GESTÃO DOS TACV

A Comissão Especializada de Finanças e Orçamento (CEFO), enquanto responsável pelo acompanhamento e fiscalização da execução financeira do Estado, tem realizado audições a diversos dos intervenientes na gestão dos TACV assim como a credores e associações de sindicatos.
 
“Face à atual situação por que passa a empresa, nada melhor do que ouvir todos os intervenientes no setor, todos os parceiros dos TACV, os implicados na gestão anterior e na actual para podermos entender melhor a situação da Companhia e, juntamente, com o Governo encontrar soluções que possam garantir a manutenção dos postos de trabalho e permitir que a Companhia se mantenha sustentável”, esclareceu José Veiga, Presidente da CEFO. 
 
Ontem, durante a manhã, a Comissão ouviu o Presidente do Sindicato dos Pilotos, Ricardo Abreu que, na ocasião, denunciou a existência de risco de acidente provocado pelo cansaço da tripulação. “Nós já tivemos uma situação em Cabo Verde. O caso Santo Antão…o cansaço da tripulação foi referenciado como causa do acidente. Era uma tripulação que já tinha vários dias a voar sem descanso”, relembrou. 
 
No período da tarde foi a vez de João Pereira Silva, ex-PCA da Empresa, prestar declarações tendo reconhecido, na ocasião, que o acionista único (Estado) não dispõe de meios para efetuar o redimensionamento do pessoal da Companhia.
 
Salienta-se ainda que a Comissão Especializada de Finanças e Orçamento propõe ouvir, nos próximos dias, o atual PCA dos TACV, José Luís Sá Nogueira, a ex-Ministra das Finanças, Cristina Duarte, o Ministro das Finanças, Olavo Coreia, e o Ministro da Economia e do Emprego, José da Silva Gonçalves.  

Comentar


Código de segurança
Atualizar