SÃO VICENTE: PAICV PEDE SERVIÇOS DE DIÁLISE E MAMOGRAFIA NO HOSPITAL BAPTISTA DE SOUSA

O Governo precisa clarificar, com urgência, a sua posição política no tocante ao funcionamento das estruturas de saúde no Mindelo. Constitui uma necessidade urgente montar a Unidade de Diálise e retomar o serviço da mamografia no Hospital Baptista de Sousa (HBS). Este apelo foi feito, ontem, pelo Deputado Manuel Inocêncio Sousa, no final de uma visita dos deputados do mesmo partido aos diferentes serviços de Saúde em São Vicente.
 
Em entrevista concedida ao Asemanaonline, Manuel Inocêncio Sousa realçou que tais preocupações surgem na sequência da reclamação dos utentes e da visita que o grupo de deputados do PAICV efectuou ao Hospital Baptista de Sousa, à Delegação de Saúde e ao Centro de Saúde Reprodutiva de Bela Vista, mais conhecido pelo Posto de PM-PF.
 
Criticando a insuficiência da política do actual governo para a área de saúde, Inocêncio Sousa salienta que uma das preocupações chave apuradas durante a sua visita tem a ver com a necessidade urgente de se montar, depois da Praia, a segunda Unidade de Diálise no Hospital Baptista de Sousa, isto no âmbito da cooperação existente com Portugal.
 
«No encontro com o CA do Hospital fomos informados que este estabelecimento de saúde para a região Norte tem retido muitos doentes renais crónicos na ilha, porque enfrenta dificuldades em mandar esses pacientes para a Unidade da Diálise da Praia, que está congestionada. Estando as evacuações para Portugal suspensas, o governo deve, conforme o acordo no âmbito do projecto financiado por Lisboa durante o governo anterior, avançar rapidamente com a montagem da segunda Unidade de Diálise no Hospital Baptista de Sousa», propõe o Deputado.
 
Mas, segundo aquele eleito da Nação, há uma outra situação grave, que está a inquietar muitos sanvicentinos com familiares doentes. Trata-se do serviço da mamografia para despiste do cancro da mama, que não funciona há mais de um ano. É que o aparelho concedido pelo Rotary Clube, em 2015, contínua inoperacional, porque, segundo Manuel Inocêncio Sousa, o CA do HBS justificou que carece de recursos para comprar os equipamentos acessórios para o fazer funcionar.
 
«É urgente que este problema seja resolvido, com o apoio do Governo. Isto porque o não funcionamento do serviço da mamografia no HBS está a ter impacto negativo na saúde da mulher – milhares de mulheres que são pobres não conseguem fazer despiste do cancro da mama - que junto com os da colo de útero e da próstatas são responsáveis por muitos hábitos no país-, porque carecem de recursos para fazer os exames médicos em clínicas privadas», alerta o parlamentar tambarina.
 
Não ao encerramento dos Centros de Saúde
 
Os Deputados do PAICV posicionam-se também contra o recente anúncio da Directora-Geral da Saúde, segundo o qual, na sequência de um estudo realizado, o governo pretende encerrar os Centros de Saúde de Fonte Inês e Fernando/Ribeira Craquinha e o Centro de Saúde Reprodutiva de Bela Vista – PM-PF.
 
«Estes centros são muito procurados no tocante aos cuidados primários de saúde, contribuindo para descongestionar o Banco de Urgência e o HBS, que é especializado nos cuidados secundários e terciários. Esses centros, segundo recomenda o estudo realizado, precisam sim de ser reforçados com os equipamentos mínimos de diagnósticos indispensáveis e mais técnicos – este último meio se for possível neste momento – para melhor cumprirem as suas funções», conclui Manuel Inocêncio Sousa, afirmando que ouviu, no entanto, o delegado de saúde a informar, na sequência de protestos dos jovens, que não se vai encerrar o Centro da Ribeira Craquinha.Mesmo assim, o Deputado do PAICV pede ao governo que clarifique, o mais rapidamente possível, a sua posição sobre problemas relacionados com o funcionamento das estruturas de Saúde em São Vicente.
 
Fonte: A Semana on line

Comentar


Código de segurança
Atualizar