SÃO MIGUEL: BANCADA DO PAICV DENUNCIA IRREGULARIDADES NA GESTÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

A bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) em São Miguel, ilha de Santiago, denuncia, através do eleito Alcides da Luz, aquilo que considera ser «a utilização abusiva e alegadamente corrupta de recursos públicos por parte da Câmara Municipal», liderada por Herménio Fernandes. Em causa está sobretudo a alocação de 720 mil escudos para pagar subsídio de transportes aos seus vereadores, “violando a lei e adulterando os princípios de serviço público e bem-estar social que deve proteger”.
 
O líder da bancada tambarina naquele concelho, Alcides Furtado, garantiu à imprensa que a Câmara Municipal de São Miguel acaba de aprovar recentemente, uma deliberação em que atribui aos vereadores profissionalizados um subsídio de transporte mensal no valor de 10 mil escudos (720 mil escudos anuais).
 
Para este eleito tambarina, o Edil Herménio Fernandes está a violar a lei e adulterar os princípios de serviço público e bem-estar social das populações. “A este acto alegadamente corrupto, abusivo e ilegal, se junta ainda a atribuição de 840 mil escudos anuais de subsídio de renda de casa ao senhor Presidente de Câmara Municipal, quando o município possui uma das melhores residências oficiais do país, que se encontra fechado e a degradar-se aos poucos, perante a impotência dos órgãos municipais”, aponta.
 
Feito as contas, Alcides assegura que este “prémio” que Herménio Fernandes pretende oferecer aos seus vereadores, consegue pagar cerca de sete salários mínimos e assegurar o pagamento de um mês de propinas para 80 estudantes da Uni-CV.
 
Outra inquietação deste deputado municipal diz respeito às condições de vida dos são micaelenses. “Num concelho onde o presidente da Câmara usurpa, de uma assentada, de 19 competências é sinal de que despiu os vereadores de conteúdo funcional dos seus cargos. Estes passaram a ser apenas figurantes para passear no concelho e no final do mês embolsar 122 mil escudos de salários sem fazer nada. Encaramos esta situação como uma machadada na esperança de melhoria das condições de vida das pessoas, num dos concelhos mais pobres do país”, lamenta o líder da bancada do PAICV na Assembleia Municipal de São Miguel.
 
Fonte: A Semana on line
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar