MENSAGEM DA PRESIDENTE DO PAICV ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Caras Cabo-verdianas,
Caros Cabo-verdianos,
 
Hoje, comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional de Mulher, para simbolizar o quão desafiante é a luta da Humanidade pelo reconheciemnto pleno da condição da mulher, enquanto ser com direito ao pleno usufruto dos Direitos Universais do Homem, sem qualquer espécie de discrminação cultural, social, económica ou política!
 
A equidade e igualdade de género é um objectvio que vem conhecendo diferentes desenvolvimentos, em momentos determinantes do desenvolvimento humano, em etapas marcadas por sucessos indesmentíveis e colocando sempre novos e empolgantes desafios.
 
O processo em curso não é um mero manifesto politico, para dar satisfação a esta ou aquela reivindicação!
 
Muito mais do que isso, trata-se de procurar resposta plena a um imperativo do desenvolvimento humano, o qual será totalmente impossível, enquanto a mulher estiver a receber meras honras de circunstância.
 
Caras Cabo-verdianas,
Caros Cabo-verdianos,
 
Nunca será demais reconhecer a grandeza do papel das nossas mulheres na estruturação da sociedade cabo-verdiana e na construção do País. A mulher cabo-verdiana tem sido, desde a  primeira hora, a grande portadora da esperança e o garante dos valores e alicerces sobre os quais se edifica a nossa Nação.
 
Da luta pela Independência à participação democrática, do campo à cidade, da luta pela igualdade e equidade de género à emancipação da mulher, da maternidade à função executiva, da cultura à aviação, em suma, nas mais variadas funções sociais, a mulher cabo-verdiana tem aportado um extraordinário contributo na odisseia nacional.
 
Nos últimos anos, Cabo Verde vem-se posicionando como uma referência em termos de protecção da mulher, mas, fundamentalmente, o País tem sido um espaço de emancipação da mulher, a ponto de se ter tornado no segundo País do Mundo a ter um Governo paritário.
 
Mas, apesar da assunção de maior responsabilidade na sociedade, na economia e na política, ela continua a realizar (e bem!) o seu papel de chefe de família, de educadora e de trabalhadora incansável na garantia do papel central da Família, núcleo central da sociedade cabo-verdiana.
 
Mas as Mulheres devem querer Mais! Devem lutar por Mais!
 
É essencial que, com persistência e determinação, garantamos o aumento da participação das mulheres na vida pública do País, em todas as dimensões, com particular atenção para as esferas de decisão!
 
Por isso, é crucial que reforcemos o apoio social e a promoção sócio-profissional para as mulheres, e, em particular, para as chefes de família, mães solteiras e mães adolescentes.
 
É urgente que incrementemos o empreendedorismo feminino e aceleremos a adopção de instrumentos de promoção da igualdade e equidade de género, criando as condições necessárias para a aprovação, no Parlamento, da Lei de Paridade do Género!
 
E não poderemos desistir, nunca, de trabalhar para o reforço institucional com vista à integração da abordagem género nas políticas publicas de desenvolvimento, conducentes à eliminação das disparidades entre homens e mulheres.
 
Caras Cabo-verdianas,
 
Todas nós somos importantes para a luta que ainda teremos de enfrentar, em prol do reforço da dignidade da mulher e da garantia de igualdade de oportunidades.
 
Cada uma na sua missão, cada uma com a sua função, mas todas absolutamente necessárias e fundamentais, para a construção desta Nação e deste País, que queremos que sejam, cada vez mais, de oportunidades.  
 
O nosso pensamento está, neste momento, na Lena, que é peixeira, e enfrenta, todos os dias, o cansaço nas pernas, com um alguidar à cabeça, para garantir o sustento dos filhos.
 
Ou na Tuja que, sendo Rabidante, tenta, incansavelmente, melhorar a sua venda, para garantir os rendimentos que lhe permitam pagar as propinas dos filhos na escola.
 
Ou na Eloisa, que é professora e pensa o que e como pode fazer para melhorar a condição de vida dos seus filhos.
 
Ou na Vera que, sendo Deputada, trabalha para reforçar a participação política da mulher.
 
Ou na Isabel que, como assistente social, é confrontada vezes sem número, com os problemas que cidadãos vulneráveis enfrentam, tentando encontrar as soluções para que não percam a esperança.
 
O nosso pensamento passa por todas as Mulheres que lutam, labutam e se sacrificam para construirem um País melhor para as gerações vindouras.
 
A todas elas, e às milhares de mulheres que, no anonimato, têm sido verdadeiras heroínas do seu lar, do seu bairro, da sua cidade e do seu País, e àquelas que, na emigração, enfrentam o frio, a distância, sofrendo injustiças e vencendo a saudade, para garantirem um futuro melhor para os seus filhos, as palavras que lhes endereçamos são “persistência e coragem”!
 
Porque quando a causa justa e a luta estribada em princípios, as probablidades de sucesso são imensas!
 
Todas e Todos juntos nesta luta a vitória será certa!
 
A Todas e a Todos, um Feliz 8 de Março!
 
Janira Hopffer Almada
 
DSC 0150
 
DSC 0078
 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar